Coordenadores

Prof. Gil obteve seu diploma em Química na Universidade de São Paulo em 1980. Sob a supervisão do Prof. Nicola Petragnani, o Prof. Gil concluiu seu doutorado em 1984 em síntese orgânica na Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, o Prof. Gil foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Alberta entre 1984 e 1986. Em 1987, ele iniciou suas atividades de pesquisa e ensino na USP, na cidade de São Paulo. Lá, sua experiência e atividades pioneiras no campo da síntese orgânica e da ressonância magnética nuclear foram cruciais para o Laboratório de Síntese Orgânica (LSO), o qual ele ajudou a criar. Ele também foi responsável pelo centro de equipamentos de RMN do Departamento de Química da FFCLRP-USP. Além disso, o Prof. Gil foi chefe do departamento por muitos anos, dando uma importante contribuição para o desenvolvimento do mesmo.
Ao longo de mais de três décadas como membro do Laboratório de Síntese Orgânica (LSO) e chefe do centro de RMN, o Prof. Gil publicou cerca de 80 artigos científicos nas áreas de síntese orgânica, ressonância magnética nuclear, química computacional e ensino de química. Ele orientou dez candidatos ao mestrado e oito doutorandos, que atualmente são pesquisadores em outras universidades.
Após se aposentar em 2021, o Prof. Gil passou seu tempo em casa bebendo vinho e ouvindo música clássica. Infelizmente, o Prof. Gil faleceu em 2023. Seus colegas e todas as gerações de estudantes são (e serão) muito gratos por sua dedicação e ensinamentos.
Prof. Dr. Gil Valdo José da Silva (in memorian)
Coordenadores

Prof. Dr. Paulo Marcos Donate
O Prof. Paulo Marcos Donate formou-se em Química pela Universidade de São Paulo em 1978. Sob a orientação do prof. Mauricio Gomes Constantino, concluiu seu doutorado em 1984 em síntese orgânica na Universidade de São Paulo (USP). Em 1986, iniciou um estágio de pós-doutorado no Centre de Recherches de Carrières-Rhône Poulenc (CRC), na França. Em 1987, o prof. Donate conseguiu uma posição de pós-doutorado na Unité Mixte Cnrs Rhône Poulenc (CNRS/RP), França.
Após três anos trabalhando na Roché (1990-1993), ele iniciou suas atividades de pesquisa e ensino no Departamento de Química da FFCLRP-USP, na cidade de Ribeirão Preto. Lá, sua experiência na área de síntese orgânica foi crucial para o Laboratório de Síntese Orgânica (LSO), que ele ajudou a criar. ​Ao longo de quase três décadas como integrante (e atualmente como chefe) do Laboratório de Síntese Orgânica (LSO), o prof. Donate publicou cerca de 70 artigos científicos nas áreas de síntese orgânica, ressonância magnética nuclear e atividades biológicas de compostos orgânicos sintéticos e semissintéticos.
Parte de sua pesquisa foi dedicada ao desenvolvimento de novas metodologias para a síntese de lactonas, incluindo reações multicomponentes (MCR) em "one-pot". Ele também compartilhou sua vasta experiência nessas áreas escrevendo três livros.
Fora do laboratório, o Prof. Donate passa seu tempo jogando futebol e tênis e curtindo a companhia de outros químicos apreciando uma boa cerveja.
Coordenadores

Prof. Dr. Antônio Eduardo Miller Crotti
​Antonio Eduardo Miller Crotti estudou Química na Universidade de Franca. Em julho de 1999, ele conseguiu um estágio como voluntário no Laboratório de Síntese Orgânica (LOS). Em 2001 e 2005, respectivamente, ele concluiu seus estudos de mestrado e doutorado sob a supervisão do Prof. João Luis Callegari Lopes na Universidade de São Paulo. Seus projetos de mestrado e doutorado focaram, respectivamente, no isolamento e elucidação estrutural de Produtos Naturais de plantas e em espectrometria de massas. De março de 2005 a maio de 2013, o Prof. Miller foi pesquisador no Grupo de Pesquisa em Produtos Naturais da Universidade de Franca (GPNUF), onde foi orientador de uma dúzia de alunos de pós-graduação. Em 2011, ele retornou ao LSO como pesquisador de pós-doutorado sob a supervisão do Prof. Paulo Marcos Donate. Em 2013, o Prof. Miller iniciou suas atividades de ensino e pesquisa no Departamento de Química e transferiu seu grupo para o LSO. De julho de 2018 a junho de 2019, o Prof. Miller foi professor visitante na Universidade de Victoria, BC, Canadá, durante um ano sabático sob a supervisão do Prof. J. Scott McIndoe.
Atualmente, sua pesquisa foca em produtos sintéticos e naturais biologicamente ativos e na aplicação da espectrometria de massas na elucidação de compostos orgânicos, em reações de fragmentação na fase gasosa e na investigação de mecanismos de reações orgânicas.
O Prof. Miller adora estudar e ensinar química orgânica. Fora do laboratório, ele gosta de assistir a séries de TV, especialmente comédias, e passa seu tempo com os filhos e a esposa. Quando o Prof. Miller está conversando com alguém, todos no laboratório podem ouvir suas risadas altas, então é fácil saber quando ele está por perto.
@millercrotti
Coordenadores

Prof. Dra. Viviani Nardini Takahashi
Viviani Nardini Takahashi iniciou sua trajetória acadêmica no Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). A partir do primeiro ano da graduação, em 2005, realizou pesquisas sob a orientação do Professor Gil Valdo José da Silva (in memoriam), dando continuidade a esse trabalho até a conclusão do curso. Em seu mestrado, aprofundou os estudos em Química Orgânica Sintética com o projeto “Estudos sobre a Síntese de Furanoheliangolides”.
Em 2010, ainda durante o mestrado, Viviani começou a atuar como técnica de laboratório na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), onde permaneceu por 14 anos em diversas áreas, como neuroimunologia, análises toxicológicas, ciência e tecnologia de alimentos, bioquímica clínica e imunologia.
Durante cinco desses anos, foi responsável por operar um espectrômetro de massas de alta resolução acoplado a um cromatógrafo líquido em um centro multiusuário. Paralelamente a essa função, concluiu seu doutorado sob a supervisão do Prof. Gil, focando em Ressonância Magnética Nuclear (RMN) com o projeto "Determinação do Excesso Enantiomérico e Configuração Absoluta de Aminas Quirais". Através desse trabalho, descobriu sua paixão por RMN, elucidação estrutural, estereoquímica e cálculos computacionais teóricos em RMN.
Em 2019, realizou um estágio na Universitat Rovira i Virgili (URV) em Tarragona, Espanha, onde adquiriu expertise em processar espectros de metabolômica usando RMN. No mesmo ano, atuou também como professora substituta de Química Orgânica na Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Em 2020, durante a pandemia, Viviani fez uma pausa em sua carreira para receber o título mais importante da vida: mãe.
Agora, em 2024, Vivi, como prefere ser chamada, está de volta às suas origens, integrando-se ao corpo docente do LSO como Professora Doutora, provando o ditado de que "filho bom sempre volta para casa". Ela traz sua experiência e entusiasmo para avançar as pesquisas em RMN.
Em seu tempo livre, Vivi gosta de estar com a família, especialmente com sua filha, visitar shoppings e se deliciar com doces!
@vivi.nardini
Químico responsável
Alunos de iniciação científica
.png)
Vinicius Palaretti, MSc.
Palaretti formou-se em Química na Universidade de São Paulo em 2010 com honras e distinção. Ele foi premiado como o melhor aluno da sua turma, alcançando uma das maiores médias de nota no curso de Química de todos os tempos. Ele conseguiu seu Mestrado na Universidade de São Paulo com a prof. Marilda Assis e ingressou no departamento e na equipe do LSO em 2010.
​
Especialidade: Ressonância Magnética Nuclear (RMN)
Aluno de estágio











